segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Fascinação" por Elis


por Maria Fernanda

   Arthur Xexéo, notável entendedor do teatro musical brasileiro e ,atualmente,autor de um,faz sua crítica de "Elis,a musical" focando,principalmente,no elenco e no enredo da peça,utilizando de seu conhecimento sobre a carreira da cantora para apontar os erros e acertos do espetáculo.Dessa forma,seu texto é conduzido pela qualificação individual dos atores principais, Laila Garin e Felipe Camargo, tanto no quesito atuação quanto no quesito vocal.Sobre Laila,ele ressalta sua carreira musical,que apesar de distante da de Elis,não interfere em sua performance excepcional no palco. Xexéo chama a atenção para o surpreendente talento de Felipe Camargo como cantor,no papel de Ronaldo Bôscoli.
   Apesar de vários pontos altos,o autor da crítica aponta algumas falhas na escolha de algumas faixas musicais,como as de Milton Nascimento.Tal fato deve-se ao deslocamento de tais músicas na linearidade cronológica do roteiro. Além disso, Arthur Xexéo compara a cena de " Alô,Alô, marciano" do Elis, a musical, com a de um outro musical já realizado em homenagem à cantora, que não funcionou muito bem em nenhum dos casos, citando, mesmo, a cena como " constrangedora". Por fim, o último ponto falho do espetáculo citado pelo autor refere-se ao foco dado às músicas, deixando as falas em segundo plano. Nesse sentido, Xexéo não explicou o porquê da sua insatisfação sobre a proporção música/texto e nem sobre o constrangimento causado pela cena da música  " Alô, alô, marciano".
   Em relação à parte técnica,elogia-se a qualidade do musical,com uma iluminação aparentemente simples,porém,sofisticada.O cenário também apresenta uma qualidade louvável,retratando de forma impecável certos lugares da vida de Elis.Apesar do espetáculo ser um expoente dentro do teatro nacional,ainda há muito para se evoluir.A comparação inevitável com as produções da Broodway,muitas vezes equivocadas,quanto a equidade de ambas, mostra o quanto o cenário artístico brasileiro ainda tem que se desenvolver.
    Por fim, é possível verificar no texto do crítico dramaturgo, Arthur Xexéo, a análise de aspectos específicos do meio, indicando embasamento suficiente para o desenvolvimento de tal crítica. Entretanto, em alguns momentos ele se mostra muito conciso ao relatar os pontos falhos da produção, não explicando com mais detalhes o que os levam ser , de fato, falhos.Portanto, podendo influenciar negativamente a opinião do público.

site: http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2013/11/17/a-musical-515459.asp


Um comentário:

  1. bom texto!
    atenção nos espaços entre as palavras, um texto num blog não podem vir deste modo.
    correções:
    autor de um,faz - um quê? peça?
    o que os levam ser , de fato, falhos. - o que os levam a ser, de fato, falhos.

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