domingo, 1 de dezembro de 2013

Análise da crítica sobre "O Homem de Aço"


Análise de Crítica:
O Homem de Aço
(pelo blog descritica)



As críticas realizadas pelo blog “descritica” são muito peculiares: não seguem o formato usual de crítica de cinema, explicitando cenas que ilustrem comentários técnicos; apresentando o filme ao leitor através da sinopse; avaliando a atuação, fotografia, direção e que tais em comentários concisos. Porém, fazem considerações subjetivas para, subsequentemente, destrincharem o roteiro de forma irônica, destacando incongruências e incoerências, em qualquer aspecto que seja. O resultado é mais extenso, mas ilustra tão bem quanto - ou melhor que - uma crítica especializada.

No exemplo analisado, essas interessantes inserções - feitas sempre de maneira divertida - são fáceis de serem percebidas através dos nomes dados às personagens e às cenas. Por exemplo, colocando como a fala de uma personagem, a autora, Livia, introduz um comentário de fotografia feito pela própria cinematografia do filme.

“CINEMATOGRAFIA
Qualquer coisa olhe pra mim. Essa é praticamente a única cena que não sou carregada nos tons escuros, então é uma boa mudança”.


A blogueira lança mão de linguagem simples, a fim de entreter o público, majoritariamente composto por jovens, mas sem perder oportunidades de avaliar a técnica de filmes. É possível reparar inclusive que a esmagadora maioria dos filmes analisados pelo blog são blockbusters, filmes de grande orçamento e com qualidade questionável em muitos casos. Tal fenômeno ocorre para angariar a atenção do público e para que os roteiros (não tão trabalhados em detrimento de primorosos - ou pelo menos caríssimos - efeitos especiais) possam ser postos da maneira mais lúdica possível.

Um comentário:

  1. muito bom!
    veja: questionável em muitos casos.- questionável, em muitos casos.

    ResponderExcluir