segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Análise da crítica de Rubens Ewald Filho sobre o segundo filme da série Jogos Vorazes

           
            A crítica de Rubens Ewald Filho sobre o filme “Jogos Vorazes: Em Chamas” está repleta de técnicas argumentativas. O crítico inicia fazendo uma comparação da sequência fílmica dos Jogos Vorazes com A Saga Crepúsculo, que obteve grande sucesso. Ewald ainda cita a fidelidade do filme à história do livro como um ponto positivo, uma vez que inúmeras vezes isso não ocorre quando há uma adaptação para o cinema.
           Rubens Filho também menciona a atuação da atriz vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence, como justificativa para sua boa atuação no longa.  E usa um argumento lógico ao dizer que o diretor do filme, Francis Lawrence, seria menos competente do que o diretor do primeiro filme da sequência por ter produzido um filme mais extenso, interferindo negativamente nos lucros da película. O crítico ainda traz números para comparar a receita dos filmes e consolidar sua argumentação.
            Por fim, Rubens faz um questionamento ao leitor, o incentivando a aderir a sua convicção de que aquele é um bom filme, ainda que apresente alguns pequenos problemas como a duração. Deste modo, foi possível perceber na crítica a presença de argumentos que fazem o enquadramento do real e argumentos de ligação, construindo uma argumentação concisa.



Caroline Lopes

Um comentário: