segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Análise da Crítica do Filme "Click (2006)", por Marcelo Forlani

O filme Click, lançado no ano de 2006 é estrelado por Adam Sandler e teve como bilheteria no Brasil, a incrível marca de 2 milhões de ingressos. Devido ao sucesso, o filme recebeu várias críticas, inclusive a do Site Omelete, escrita por Marcelo Forlani. Em sua análise, Forlani opta pela comparação para qualificar o filme ao invés de se prender a aspectos técnicos, e isso desde roteiro e atuação até a direção.
Primeiramente, abordando o roteiro, coloca em evidência que a ideia central do filme é inovadora, porém questiona que por ser mal-trabalhada, torna-se clichê. Vemos uma clara referencia a um elemento fílmico – “A ideia é boa (...) Pense como seria cool poder rever os melhores momentos da sua vida como num DVD e ainda por cima com comentários de James Earl Jones (...) Mas para se fazer um bom filme é necessário muito mais do que uma boa idéia.”
Outro ponto abordado pela crítica é a atuação de Adam Sandler. Nesse aspecto, Forlani reafirma a comparação como método de argumentação, ressaltando que este trabalho segue outras produções, as quais trouxeram o reconhecimento de Adam Sandler e traçaram seu perfil de atuação. É nessa mesma linha de abordagem que ele faz uma observação a respeito da direção do longa, criticando de forma positiva. “Já quem curtiu sua performance em Embriagado de amor (2002) verá a diferença que um bom diretor pode fazer na tela. E se este for o seu caso, não se preocupe.”
Finalizando o texto, o autor utiliza da metáfora para introduzir sua crítica mais incisiva, deixando de maneira clara sua consideração final sobre o filme. "Hoje em dia os filmes demoram cada vez menos tempo para fazer a passagem do cinema para o DVD, e com o disco de vídeo digital em sua casa você vai poder usar toda a sua experiência e adiantar as partes mais bobinhas da fita sem dó com o seu controle remoto.” Assim, podemos ver que o autor utiliza de diferentes artifícios para embasar sua crítica.





Por Isabella Paiva

Um comentário: