segunda-feira, 2 de dezembro de 2013



EVENTO SOBRE JORNALISMO CULTURAL: A LIÇÃO DA FOTOGRAFIA AO JORNALISMO

Jornalismo cultural foi o tema do evento promovido pela Acesso Comunicação Júnior, empresa júnior da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Profissionais da área foram convidados para compor uma mesa de debates e palestrar: Bruno Calixto, que trabalha na Globo Internacional, produz um programa televisivo cultural na Angola, setor ainda incipiente no país devido à recente independência e traz a televisão para a discussão; Gustavo Burla, professor do CES, por sua vez, discorre sobre o teatro e a literatura; incrementando o debate com o cinema, Marco Victor, dono do blog “cinefagia”, ressalta aspectos da crítica cultural, especialmente a cinematográfica. Para fazer uma conferência, um integrante da Mídia Ninja.

Na mesa, Gleice Lisboa, fotojornalista, falou sobre a fotografia e todo o sentimento envolvido na atividade; os elementos dignos de destaque que expressam e ilustram a essência da notícia. Elementos encontrados em sua fala servem de embasamento para todo o fazer jornalístico: intuição e sensibilidade. Cada foco – seja nas palavras ou nas imagens – define uma abordagem e, portanto, deve-se ter muito cuidado com aquilo que se destaca para não alterar o sentido da informação.


Por exemplo, em uma de suas fotos – emocionantes e impecáveis -, que mostra o busto de uma baiana dançando, a fotógrafa mostra que o cordão da mulher denuncia o que ela está fazendo; não há necessidade de mostrar os pés que a dança conseguiu dar movimento até mesmo a um objeto inanimado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário