segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Análise da Crítica de Natália Bridi sobre o filme "Les Misérables"

Por Thales Rodrigues

Cartaz de divulgação do filme "Les Misérables"
Natália Bridi é jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e  escreve para o site Omelete, especializado em cinema, séries de TV, música, games e quadrinhos.
Em sua coluna ela analisou o filme britânico Les Misérables, dirigido por Tom Hooper, e baseado no musical escrito pelo francês Victor Hugo, onde o autor relata o sofrimento de seu povo em uma época onde a pobreza e desigualdade eram gritantes.
Bridi estruturou a sua analise em 2 pontos centrais, iniciando com a obra de Victor Hugo sobre a ótica de sua história, e a execução do filme analisando a adaptação da peça francesa e explicitando as técnicas utilizadas pela equipe do longa.
No primeiro ponto ela utiliza argumentos de exemplificação e de principio, ilustrando a construção da obra por Victor Hugo, citando a história que motivou o francês a escrever a peça, posteriormente apresenta o sucesso que ela teve e relacionando com a recepção que o longa teve, encerrando esse primeiro ponto com este argumento de causa e consequência.
No segundo ponto a jornalista foca na parte técnica utilizada por Hooper e sua equipe, usando de argumentos de exemplificação ao apontar os enquadramentos, e a escolha feita pelo diretor de colocar os atores cantando ao vivo, o que segundo Bridi possibilitou uma maior veracidade do longa.
Durante toda a sua crítica a jornalista utiliza do seu conhecimento sobre cinema, adquirido em formação acadêmica e sua experiência na área, para estruturar os seus argumentos, apresentando sempre trechos, tanto do livro quanto do filme apontando a sua importância ou não para a construção de uma boa narrativa.
Para finalizar o seu raciocínio ela afirma que o filme honrou o olhar de Victor Hugo, traduzindo a qualidade do seu texto, pois apresenta a história marcada por um sentimento de redenção, mantendo a essência apresentada pelo francês. 

Trailer do filme:


A crítica analisada foi retirada do site Omelete

Um comentário:

  1. bom texto, Thales.
    Algumas frases estão muito longas e às vezes o leitor se perde, tente escrever frases mais curtas.

    ResponderExcluir