segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Crítica de Mr. Nobody

     A crítica do site Cinecríticas é iniciada de explicitando a posição do crítico, seu descontentamento com o filme.
Link da crítica:  http://www.cinecriticas.com.br/2011/06/sr-ninguem-mr-nobody-franca-noruega-2009/

     Seguindo a tradição, apresenta uma sinopse e o ator protagonista.  Ocorre uma rápida contextualização do filme porque ele se passa no futuro, quando todos os seres humanos são mortais. A seguir, expõe o diretor do longa, e algumas características de sua obra, aspectos técnicos-estéticos, como os efeitos e o design, entretanto não destaca o quão envolventes são algumas cenas, devido ao bom trabalho não só dos atores como também do diretor na escolha dos planos.

     O argumento central é que o filme se torna confuso e cansativo, pois dura mais de duas horas; alegando assim que ocorre a perda de significados ou uma gama da significados (que também levam a confusão), já que cada um interpreta ao seu modo, o que entender, se entender. Não é levado em consideração o nível reflexivo do filme, sua originalidade - seu diferencial é deixar ao público a livre interpretação-, ou o quanto é tocante, nem que existe um público disposto a "dedicar-se" a película. O filme traz inúmeras questões, que tem por objetivo levar a reflexão ao espectador, como questionar a forma que lidamos com o tempo, com sua linearidade, a questão da imortalidade, da importância das escolhas, dentre tantas outras.

     Usa-se um outro filme para fundamentar o argumento de que o filme tem uma lógica quebrada, porém não é bem desenvolvido, visto que não conta a história desse outro,  assim não dá o oportunidade ao leitor tirar suas próprias conclusões nessa comparação.

     Não expõe elementos extra-fílmicos(origens, carreira do filme ou especificidades) mesmo tendo sido escrita praticamente 2 anos depois do lançamento de Mr. Nobody, apenas traz uma ficha técnica.

    Finaliza fazendo alusão a uma cena que ocorre diversas vezes, dando a entender que não compreendeu o significado dela.


Um comentário:

  1. bom, veja as correções:
    iniciada de explicitando - iniciada explicitando
    Ocorre uma - faz uma
    levam a confusão - levam à confusão
    que tem por objetivo - que têm por objetivo
    a "dedicar-se" a película - a "dedicar-se" à película
    lógica quebrada ???
    dá o oportunidade ao leitor tirar - dá a oportunidade ao leitor para tirar

    ResponderExcluir