segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Análise do filme “Gravidade”, pelo crítico Pablo Villaça

De: Matheus Brum

Pablo Villaça começa sua crítica comparando o filme “Gravidade” com os filmes “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e “Contato”, pelo fato de todos esses filmes serem do gênero de Ficção Científica, e trazem a tona viagens espaciais, a finitude humana e a tentativa de tratar a física com devido respeito.
Após a pequena introdução, o crítico faz uma breve sinopse do filme, mostrando que o enredo é bem simples, já que se trata de um acidente espacial, em que dois astronautas (vividos por George Clooney e Sandra Bullock) estão em torno da estação espacial Hubble, quando fragmentos de um satélite russo colidem com a estação, fazendo com que os astronautas fiquem isolados na órbita da Terra, tendo apenas alguns minutos para alcançar a estação espacial chinesa antes que o oxigênio que eles carregam, chegue ao fim.
                Depois da sinopse, Pablo começa uma série de elogios ao filme, já que na sua opinião, o diretor Alfonso Cuarón não precisou apelar para ataques alienígenas ou colisões com asteroides gigantes para causar drama ao enredo. Ele apenas lida com a questão da inércia, dos problemas biológicos de estar vivendo em gravidade zero e a solidão dos astronautas no meio da vastidão do universo.
                Outro ponto elogiado pelo crítico é que a filmagem em 3D é bem utilizada no filme, dando ao amante do cinema a verdadeira sensação de estar observando o universo em sua forma infinita.
                Em suma, há elogios sobre o posicionamento das câmeras e da gravação do cinema, da escolha dos atores, e ainda, elogios sobre as imagens belíssimas que o filme proporciona, como o brilho azul da Terra e pequenas chamas flutuantes no interior da nave. No final, Villaça afirma que o filme “Gravidade” é um dos melhores trabalhos de 2013.

                No link abaixo se encontra a integra da crítica: http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/filme/ver.php?cdfilme=10393

Um comentário:

  1. muito bom!
    correções:
    e trazem a tona - e trazem à tona
    com devido respeito. - com o devido respeito
    eles carregam, chegue ao fim. - eles carregam chegue ao fim.
    já que na sua opinião, o diretor - já que na sua opinião o diretor
    Ele apenas lida com a questão da inércia, dos problemas biológicos de estar vivendo em gravidade zero e a solidão dos astronautas no meio da vastidão do universo. - e da (refere-se à questão) solidão dos astronautas no meio da vastidão do universo.

    ResponderExcluir