Pablo Vilaça inicia sua crítica resumindo o filme
“Diamante de Sangue” e explicando que, a ideia central do filme se dá pela luta
constante pelos almejados diamantes, resultando em várias mortes, deixando explícita
a raiz do problema: conflito político, econômico e social.
Pablo
lamenta a introdução de planos fotografados com beleza e glamour que não se
encaixam em um cenário de extrema pobreza e crueza apresentada. Ele critica o
diretor de fotografia, Eduardo Serra, alegando que o mesmo não conseguiu manter
a coesão estilística. Critica ainda a personagem de Jennifer Connelly que,
talvez, o mais grave dos problemas no filme que representa, sozinha, alguns
exemplos pavorosos da mentalidade simplista da a maior parte do Cinema
norte-americano contemporâneo. São enumerados os problemas encontrado no filme,
segundo Pablo. São eles: A jornalista, vivida por Connally, surge com um
interesse romântico para Leonardo DiCaprio, mostra-se vulnerável ao amor.
Continua a crítica enfatizando que, a triz também é levada a fazer as pregações
que o diretor e o roteirista não podem fazer explicitamente, sintetizando as
mensagens do filme de maneira irritante, como se não tivéssemos a capacidade de
entendê-las sem auxílio.
Ele
aponta ainda que a performance sem concessões de Leonardo DiCaprio representa a
grande força de Diamante de Sangue: cínico e durão. DiCaprio suaviza a imagem
de Archer tentando manter a coerência interna, mas logo após ele volta a
mostrar as garras do mercenário que, Archer é.
Para finalizar, Pablo diz que, de todo modo,
Diamante de Sangue é eficiente o bastante para nos levar a concordar com o
desejo demonstrado por cada personagem.
Madara Maciel
bom texto, veja correções:
ResponderExcluirCritica ainda a personagem de Jennifer Connelly que, talvez, o mais grave dos problemas no filme que representa, sozinha, alguns exemplos pavorosos da mentalidade simplista da a maior parte do Cinema norte-americano contemporâneo. - Critica ainda a personagem de Jennifer Connelly que, e talvez seja o problema mais grave do filme, representa sozinha alguns exemplos pavorosos da mentalidade simplista presente na maior parte dos filmes do cinema norte-americano contemporâneo.
com um interesse romântico para Leonardo, mostra-se - com um interesse romântico em Leonardo e mostra-se vulnerável ao amor
que, a triz também - que a atriz também
que, Archer é - que Archer é