segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Publicidade além da venda




   A foto acima ilustra uma campanha publicitária espanhola promovida pela editora Madrid Books. O Objetivo partiu da ideia de incentivo à leitura uma vez que o uso da internet para fins de entretenimento tem diminuído, cada vez mais, a procura por livros. Por isso, a personagem central da imagem é a figura representativa do Pequeno Príncipe, do livro homônimo de Antoine de Saint- Exupéry, lançado em 1943, que aparece morto no campo de batalha durante a 2ª Guerra Mundial.
     Dentro dos Mecanismos de Persuasão, é possível identificar pelo menos três preponderantes na imagem acima. Inicialmente, o argumento emocional aparece através do valor cultural embutido na mensagem principal, já que o hábito de leitura é algo que se aprende e adquire durante o amadurecimento educacional de um indivíduo. E isso também sustenta a ideia de que o argumento emocional deve ser uma interação entre duas dimensões, a sociocultural e a individual. Além disso, a imagem reforça o conceito da campanha, que visa aderir pessoas ao hábito da leitura de grandes obras, inclusive, que está se perdendo a partir da preferência por jogos eletrônicos.
     O segundo recurso identificado é o da intertextualidade, presente na junção da imagem do Pequeno Príncipe (obra literária) dentro do cenário da Segunda Guerra Mundial. E, por fim, o recurso de Conteúdos Implícitos uma vez que a foto, por fazer uma apelo sentimental ao público através de uma personagem de ficção de uma obra literária famosa, se dispõe de atributos intangíveis para atingir seu objetivo. Portanto, a mensagem não é explícita, é necessário que o público tenha a obra literária em questão em sua bagagem de conhecimentos prévios ao se deparar e tentar compreender tal publicidade. 

por Maria Fernanda Pernisa Pinto

Um comentário:

  1. boa escolha! veja as correções:
    O Objetivo - O objetivo
    leitura uma vez - leitura, uma vez
    Dentro dos Mecanismos de Persuasão, - Em relação aos Mecanismos de Persuasão,
    preponderantes - elementos ou recursos preponderantes (esta palavra é adjetivo, não pode ser usada como substantivo)
    uma apelo - um apelo
    se dispõe de - dispõe de

    ResponderExcluir