A foto acima ilustra uma campanha
publicitária espanhola promovida pela editora Madrid Books. O Objetivo partiu da
ideia de incentivo à leitura uma vez que o uso da internet para fins de
entretenimento tem diminuído, cada vez mais, a procura por livros. Por isso, a
personagem central da imagem é a figura representativa do Pequeno Príncipe, do
livro homônimo de Antoine de Saint- Exupéry, lançado em 1943, que aparece morto
no campo de batalha durante a 2ª Guerra Mundial.
Dentro dos Mecanismos de Persuasão, é
possível identificar pelo menos três preponderantes na imagem acima. Inicialmente,
o argumento emocional aparece através do valor cultural embutido na mensagem
principal, já que o hábito de leitura é algo que se aprende e adquire durante o
amadurecimento educacional de um indivíduo. E isso também sustenta a ideia de
que o argumento emocional deve ser uma interação entre duas dimensões, a
sociocultural e a individual. Além disso, a imagem reforça o conceito da
campanha, que visa aderir pessoas ao hábito da leitura de grandes obras, inclusive,
que está se perdendo a partir da preferência por jogos eletrônicos.
O segundo recurso identificado é o da intertextualidade,
presente na junção da imagem do Pequeno Príncipe (obra literária) dentro do cenário
da Segunda Guerra Mundial. E, por fim, o recurso de Conteúdos Implícitos uma
vez que a foto, por fazer uma apelo sentimental ao público através de uma
personagem de ficção de uma obra literária famosa, se dispõe de atributos
intangíveis para atingir seu objetivo. Portanto, a mensagem não é explícita, é
necessário que o público tenha a obra literária em questão em sua bagagem de
conhecimentos prévios ao se deparar e tentar compreender tal publicidade.
por Maria Fernanda Pernisa Pinto

boa escolha! veja as correções:
ResponderExcluirO Objetivo - O objetivo
leitura uma vez - leitura, uma vez
Dentro dos Mecanismos de Persuasão, - Em relação aos Mecanismos de Persuasão,
preponderantes - elementos ou recursos preponderantes (esta palavra é adjetivo, não pode ser usada como substantivo)
uma apelo - um apelo
se dispõe de - dispõe de