quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Woody Allen e Smirnoff, a mais inusitada combinação.


Woody Allen é considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, responsável por filmes como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (originalmente Annie Hall), Manhattan, Zelig, a Rosa Púrpura do Cairo e o mais recente Meia-Noite em Paris. Com um estilo único de direção, Allen é conhecido por seus diálogos, a forma com que aborda a personalidade de seus personagens e também por suas próprias características, que costuma imprimir em suas criações.

Em 1966, Woody participou de uma campanha publicitária para a marca de vodka Smirnoff. Na época era um famoso comediante, conhecido por ser “intelectual, neurótico, inquieto e inseguro”; traços que seriam de grande valia para a campanha da empresa, que, contratando Allen, desejava mostrar que até o comediante, conhecido por sua insegurança, conseguiria se divertir e ter bons momentos se consumisse o produto. Esse forte argumento emocional é extremamente forte e se consolida como o principal da campanha. O público se identificaria com Woody, gerando uma forte interação que resultaria em uma grande adesão. Ora, se até Woody Allen consegue conquistar a linda mulher que o acompanha nos anúncios ao consumir Smirnoff, o que impede que você também realize esse feito? 

Ao utilizar a imagem de Woody "saindo da concha" ao consumir o produto, a campanha utiliza humor para demonstrar o efeito que ingerir a bebida pode gerar no consumidor: ficar mais descontraído, participar de reuniões de amigos e festas.

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Utilizando habilmente a imagem de Woody Allen, a Smirnoff conseguiu montar uma campanha extremamente eficiente e atrativa ao público, que se identifica com o diretor. Ao mesmo tempo, a marca incentiva que o receptor da mensagem faça festas, o que cria uma boa sensação de amizade e boas memórias, que são ligadas ao produto.

Um comentário:

  1. muito interessante esta escolha, poderia ter aprofundado mais a análise dos anúncios a partir da teoria dada em aula.

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