segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Análise da publicidade da marca “O Boticário”




"Era uma vez uma garota branca como a neve. Que causava
muita inveja, não por ter sete anões. Mas vários morenos de
1,80cm."
Em 2005, a empresa de cosméticos “O Boticário” lançou uma campanha publicitária, produzida pela agência AlmapBBO, que tinha quatro imagens midiáticas das princesas mais conhecidas dos contos de fadas. Dentre elas, Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho. Nesta campanha publicitária, podemos identificar 4 mecanismos de persuasão. O primeiro deles é a identificação; as imagens e os textos que as acompanham, fazem com que as mulheres interpretem e acreditem que adquirindo os produtos “O Boticário” elas possam se igualar e ser tão belas e poderosas quanto a essas personagens.

 
"A história sempre se repete. Todo chapeuzinho vermelho
que se preze, um belo dia, coloca o lobo mau na coleira."

Depois vem a presença do maravilhoso e da perfeição; nas imagens, as princesas possuem todo um ar de sedução e poder, fazendo-as se tornarem tão perfeitas e atraentes a ponto de terem todos os homens aos seus pés. O terceiro mecanismo utilizado, é o da intertextualidade; a campanha relaciona as princesas com as mulheres atuais, mas mudando o fato de as princesas sempre serem vistas como indefesas e inocentes, a campanha traz a idéia de que usando O Boticário as princesas ficam poderosas, sedutoras, atraentes, e terá todos os homens, príncipes, dragões e lobos maus aos seus pés.

"Gabriela vivia sonhando com seu príncipe encantado.
Mas, depois que ela passou a usar O Boticario, foram
os príncipes que perderam o sono."


"Um belo dia, uma linda donzela usou O Boticario.
Depois disso, o dragão que ela tanto temia ficou
mansinho, mansinho e nunca mais saiu de perto dela."

Um comentário:

  1. muito boa a análise, Carina.
    atenção em pequenas correções:
    fazendo-as se tornarem tão perfeitas e atraentes - tornando-as tão ...
    utilizado, é o - não se usa virgula antes do verbo, isto é, depois do sujeito, o correto é:
    utilizado é a intertextualidade
    o mesmo nesta frase:
    acompanham, fazem - acompanham fazem
    esta pode ser uma frase, coloque ponto e comece:
    A campanha traz a idéia de que usando O Boticário as princesas ficam poderosas, sedutoras, atraentes, e terão (usar plural) assim todos os homens, príncipes, dragões e lobos maus aos seus pés.

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