terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Análise da publicidade da cervejaria Glacial

Ao longo dos últimos anos, sempre nos deparamos com campanhas publicitárias de cerveja em que são mostrados alguns estereótipos sociais, como a imagem da mulher loira, de biquíni e normalmente em uma praia. 
No caso da propaganda da Glacial, vários argumentos são explícitos na imagem. Talvez o mais marcante seja o machismo! Usando a figura da mulher bonita na praia, os publicitários apelam para a sedução que existe no homem em geral, que é estar com um mulher considerada "gostosa" e em um ambiente de descanso e diversão, que é a praia. 
Outra argumentação a ser destacado é a emocional, quando percebemos que ao fundo se encontra um casal, em que o homem está com uma bola de futebol (outro aspecto que torna a propaganda mais machista) e olhando para a mulher que está a sua frente, segurando uma cerveja. Ao seu lado, sua mulher, se encontra irritada pelo fato do homem estar olhando outra mulher e não ela. 
Em suma, conciliando as argumentações sedutivas e emocionais, a publicidade da cerveja Glacial constrói a imagem de que no verão, a melhor coisa que existe é estar em uma praia, jogando futebol, tomando uma cerveja e cortejando mulheres bonitas, de acordo com os estereótipos vigentes na sociedade. Uma abordagem completamente machista.

Matheus Brum

Um comentário: