segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Um reposicionamento que acaba em clichê

           

          A peça publicitária ilustrada acima apresenta uma mulher, jovem, sorridente (ideia de felicidade), a olhar ao longe (ideia de esperançosa e confiante com seu futuro), no plano americano. A marca renova sua linha com mudanças nas embalagens, no logotipo, investiu em cores sóbrias, e na ideia de identificação para manter a liderança de mercado que conquistou na sua área; buscando certo reposicionamento.
            No primeiro plano apresenta-se a linha de hidrantes. Um deles disposto de modo a favorecer a exibição do nome da marca. O slogan da marca é " Você é o máximo", atingindo assim o desejo que muitas mulheres tem, que é o de ser elogiada,e ao mesmo tempo está implícito, se você usar nosso produto sua pele será o máximo.
            O logotipo, da marca apresenta-se como argumento emocional, pois é um coração abraçando a marca, associando, assim, ao receptor a uma série de significações, como amor, carinho, proteção e cuidado. Mensagem reforçada por um elemento gráfico: uma gota, acompanhada do texto: "nutre até a 2ª camada", ou seja, ambos, a Monange e o produto, foram criados para cuidar do consumidor.
            A identificação do público-alvo com a publicidade não é difícil, já que o alvo são mulheres, e a realidade apresentada: uma moça passeando feliz e o que todas gostariam e  como se sempre estivesse bem e feliz. Não usam uma celebridade para aumentar o nível de identificação das mulheres com alguém mais próxima da realidade delas.
                   A ideia (clichê) de que todas as mulheres têm que ter um corpo perfeito aparece de maneira sutil,  no caso o foco é uma pele perfeita; remetendo ao esteriótipo de beleza, de mulher perfeita, e  que sempre cuida de si mesma, enquanto da verdade quer (re)produzir mulheres reféns do padrão de beleza, despertar no inconsciente feminino o desejo pelo corpo perfeito, pois assim será alcançará a felicidade.

Um comentário:

  1. boa escolha, veja as correções do texto:
    confiante com seu - confiante em seu
    plano americano - o plano americano é do joelho para cima, este é plano médio
    veja o uso dos verbos numa mesma frase:
    renova (presente) sua linha com mudanças nas embalagens, no logotipo, investiu (passado) em cores sóbrias, (sem virgula aqui) e na ideia de identificação para manter a liderança de mercado (que conquistou na sua área- pode retirar esta parte); isto é, buscando (gerundio) ( seria busca ou buscou?) certo reposicionamento.
    melhor seria:
    renova sua linha com mudanças nas embalagens, no logotipo, investe em cores sóbrias e na ideia de identificação para manter a liderança de mercado e busca certo reposicionamento.
    hidrantes - hidratantes.
    O slogan da marca é " Você é o máximo", atingindo assim o desejo que muitas mulheres tem, que é o de ser elogiada,e ao mesmo tempo está implícito, se você usar nosso produto sua pele será o máximo.
    melhor seria
    O slogan da marca é " Você é o máximo", atingindo assim o desejo que muitas mulheres têm de serem elogiadas. Ao mesmo tempo está implícita a idéia de que se ela usar o produto terá uma pele que será o máximo.
    O logotipo, da marca apresenta-se como argumento emocional,
    seria:
    O logotipo da marca apresenta-se como um argumento emocional,
    assim, ao receptor a uma série de significações,
    seria:
    assim, o receptor a uma série de significações,
    mulheres, e a realidade apresentada: uma moça passeando feliz e o que todas gostariam e como se sempre estivesse bem e feliz.
    seria:
    mulheres e a realidade apresentada é uma moça passeando feliz como todas as mulheres gostariam de estar, sentindo-sempre bem e felizes.
    esteriótipo - estereótipo
    da verdade - na verdade

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