A marca Lego tornou-se consagrada entre as marcas de brinquedo por levar uma proposta de simplicidade, de maneira que seus brinquedos, constituídos na maioria das vezes por peças facilmente montáveis, acabam por estimular a imaginação e percepção da criança. A publicidade institucional promovida pela marca não foi diferente, já que ela buscou mostrar a visão imaginativa promovida por uma mente criativa, que no caso representa a mente de uma criança, em relação ao brinquedo da marca, que apresentam como particularidades a simplicidade e a fácil manipulação.
Ao projetar uma sombra em formato de avião, tendo como referencial o brinquedo da marca, a publicidade revela a contraposição entre o complexo (avião representado pela sombra do brinquedo) e o simples (o brinquedo da marca), sendo que essa contraposição tende a se tornar pouco relevante a partir da ideia de que a imaginação de uma criança ultrapassa a simplicidade do brinquedo, porém é essa mesma simplicidade que estimula a mente criativa da criança.
A campanha publicitária acaba usando o argumento emocional por tratar da questão das diferentes perspectivas que o brinquedo pode ter, já que, por um lado, ele é simples, e por outro lado é tão complexo que assume a figura de um avião.
O conteúdo implícito da campanha trata justamente da capacidade imaginativa de uma criança que, ao ser estimulada pelos brinquedos da marca, faz livres associações ao comparar a união de duas peças do brinquedo, que formam uma cruz, com um avião. O conteúdo tenda revelar que a imaginação de uma criança é que torna a brincadeira agradável e, no caso, mais elaborada.
Por Danilo Pereira da Silva
muito bom, Danilo!
ResponderExcluiratenção nas correções:
que apresentam como particularidades - que apresenta como particularidade (refere-se ao brinquedo)
O conteúdo tenda - tende a