segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Como se fosse feita pela vovó


Ao promover algum tipo de alimento congelado, o objetivo costuma ser fazer o produto parecer caseiro, como se não fosse comprado praticamente pronto. A meta da publicidade da marca de batatas fritas Fraich's Frites não é diferente, mas ainda assim o anúncio consegue  usar essa mesma ideia de forma inovadora. Afinal, o que é tão gostoso, e feito com tanto carinho, quanto comida de avó?


A série de publicidades afeta nossa memória sentimental e sensorial. Muitos de nós, quando crianças, tivemos a oportunidade de visitar nossos avós nos fins de semana para o almoço. Os estereótipos do idoso são bem explorados: casa com decoração antiquada; roupas e joias no mesmo estilo, "típicos de avó", e aquela irritante mania de apertar as bochechas que é o terror de qualquer criança. A identificação é inevitável, tratando-se da maior arma presente nos anúncios em questão para atrair o consumidor.

O slogan é "Granny's fries, without the granny", ou seja, "batatas da vovó, sem a vovó". Unindo o útil ao agradável, a marca promete trazer de volta o gosto, a qualidade e o carinho da comida feita por nossas avós (tais características estão implícitas no conceito de "batatas da vovó"). E promete tudo isso com uma vantagem: nada de bochechas sendo apertadas, nada de bom-comportamento obrigatório com a pessoa idosa, com quem muitas vezes as crianças não têm paciência. Não; agora você pode ter aquela comidinha simples e gostosa no conforto da sua casa e com o mínimo de esforço possível - é só descongelar e fritar. Não se pode negar que é um bom negócio.
                                                                                                   
                                                                                                       Por Ludmila de Azevedo

Um comentário: