terça-feira, 7 de janeiro de 2014


Campanha: Curtir não está ajudando





      A Crisis Relief Singapore (CRS) é uma organização cristã de trabalho voluntário cujo objetivo é conscientizar e aliviar os impactos de desastres naturais. Em 2013, a CRS iniciou uma campanha impactante para incentivar o socorro aos necessitados. O slogan "Liking isn't helping" (curtir não está ajudando) remete diretamente aos internautas do Facebook que curtem e compartilham fotos na ilusão de que estão alterando situações de miséria, porém sem se engajar em nenhuma ação concreta.

      As fotografias em preto e branco ressaltam a morbidez e frieza da superexposição em redes sociais dao sofrimento resultante de catástrofes, uma vez que não revertem o quadro, apenas disseminam o infortúnio. Por conter um apelo emocional forte nas imagens, especialmente quando aliadas à crítica aos internautas passivos retratados na campanha pelas várias mãos dispostas de forma opressora fazendo o símbolo do botão "curtir" no Facebook, há a necessidade de uma solução: a frase no canto inferior direito. Este é o último lugar da peça publicitária que é visto; nele há o site para mais informações, o logo da organização e a frase "Be a volunteer. Change a life" (Seja um voluntário. Mude uma vida), método através do qual a CSR promove as mudanças nas quais acredita, alterando, portanto, a situação ilustrada na campanha.
                                                                Por Hugo Magalhães Queiroz

Um comentário:

  1. boa análise, Hugo.
    Atenção na revisão do texto:
    porém sem se engajarem -
    do sofrimento resultante -
    há a possibilidade de uma solução, e não necessidade, porque estão pedindo a colaboração das pessoas como voluntários.

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