terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A campanha inovadora da Ducati


A indústria automobilística investe massivamente em publicidade, o que faz com que a disputa entre as marcas seja muito interessante de se ver.  O mais comum em campanhas do gênero são publicidades institucionais que investem na sensualidade da mulher e/ou nos atributos do modelo a ser vendido. Afinal, carros, motos e mulheres estão intimamente relacionados tanto na publicidade quanto no subconsciente do consumidor.

A Ducati não foi diferente. Anunciou uma campanha para a Ducati Panigale 1199, na qual a modelo americana Kylie Shea Lewallen faz poses sensuais em cima da moto. A campanha se apoia na presença do maravilhoso e da perfeição e apela para a ideia implícita de que o homem que possuir esse modelo, potente e luxuoso, poderá também “ter” aquela mulher. Veja algumas das fotos:



 


A publicidade, apesar de ter atingido seu objetivo de aumento das vendas, foi alvo de severas críticas devido a sua associação com a ideia de objetificação da mulher. Pensando nisso, a marca criou uma publicidade ousada e genial. Usando as mesmas roupas curtas que a modelo da campanha anterior (intertextualidade), além dos sapatos de salto e da maquiagem, os vendedores da marca fizeram poses sexy – ou não -, criando uma campanha cômica que chamou a atenção geral.  






Ao se apoiar no apelo emocional, pois provoca o riso, ela acaba, implicitamente, mudando essa imagem negativa do produto para uma mais simpática e bem humorada, criando uma identificação com o consumidor, que se aproxima da marca.

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