segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

21 de junho: Esta data também é sua

O profissional de mídia é o responsável pela divulgação de uma campanha, seja ela publicitária ou de conscientização. Segundo Carolina de Souza Luiz, aluna do 2° ano de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, também cabe ao cargo planejar o uso da verba disponibilizada pelo anunciante para a compra de espaço publicitário nos meios adequados. Isso demanda um plano de mídia no qual o poder de negociação do profissional será muito utilizado, além da habilidade com cálculos complexos e métricas sofisticadas para a mensuração dos resultados. E para homenagear o profissional em questão, comemora-se no dia 21 de junho o Dia do Profissional de Mídia, assim como foi lembrado pelo jornal mineiro Hoje em Dia:

O anúncio da agência Sigla Comunicação homenageia o Profissional de Mídia.
 

Utilizando o humor, o anúncio busca associar a marca à valorização profissional do Mídia. Logo, há implicitamente, Publicidade Institucional, visto que o objetivo é marcar presença de maneira positiva principalmente entre os profissionais do ramo e não, a geração direta de consumo de um produto ou serviço. 
O apelo emocional foi amplamente utilizado, pois trata-se de uma homenagem, com tom humorístico que usa um personagem muito popular dos livros infantojuvenis: Wally, da série Onde Está Wally?
Tal referência a este personagem (Intertextualidade) gera identificação, ou seja, o leitor reconhece algo familiar e se identifica com a proposta do anúncio, com a piada, ainda que não seja um profissional de Mídia. Observa-se portanto, que o discurso é baseado sobre o Phatos.
A brincadeira com a repetição do personagem implica certa ironia que só pode ser compreendida pelo leitor com suficiente repertório cultural , visto que nos livros a qual Wally pertence, a situação é exatamente a contrária.
 A origem da campanha publicitária, assim como maiores detalhes acerca da produção do anúncio pode ser visualizada no link http://www.ccsp.com.br/site/novo/41182/Publico-alvo.
 

Um comentário:

  1. boa escolha! boa análise sobre a intertextualidade.
    atenção que é pathos e não se pode dizer o discurso é baseado sobre o pathos.
    Na verdade, todos os discursos publicitários são construídos com argumentos emocionais, que na teoria da retórica equivale ao pathos.

    ResponderExcluir